Os acidentes de trânsito acontecem todos os dias, alguns mais leves, outros mais graves e com vítimas fatais.

Apesar da imprudência dos condutores quanto à, por exemplo, o limite de velocidade e às ultrapassagens serem grandes causadoras desses sinistros, um fator que potencializa os acidentes é o consumo de álcool.

Os números relativos ao consumo de bebidas alcóolicas e aos acidentes no Brasil (e em todo o mundo) são alarmantes, mas mesmo assim as pessoas parecem ignorar e continuam conduzindo veículos embriagadas.

Qual é o impacto do consumo de álcool nos acidentes no trânsito? Por que essa substância torna mais mortal a direção?

Isso é o que você irá ver agora neste artigo que fala sobre o álcool como principal causador de sinistros no trânsito.

Acompanhe!

 

 

Álcool e acidentes de trânsito: qual a relação?

Por que álcool ocasiona acidentes de trânsito?

O álcool é uma substância que age sobre o sistema nervoso central de um indivíduo, modificando diversas sensações e habilidades necessárias para a boa direção.

Ao consumir bebidas alcóolicas, os reflexos do condutor, bem como o tempo que ele leva para reagir a uma situação são seriamente afetados, o que é um risco para quem está em conduzindo um veículo.

Além disso, outras diversas habilidades que são essenciais para uma boa condução são afetadas, tornando essa pessoa extremamente incapaz de tomar decisões corretas.

Isso ocorre, por exemplo, quando a capacidade de fazer julgamentos (sobre distâncias, velocidades e o perigo) é reduzida, ocasionado em decisões erradas e equivocadas.

Outros resultados do consumo de álcool sobre o sistema nervoso é que ele causa o relaxamento e pode levar à sonolência, fazendo com que o condutor perca a consciência ao cochilar e perdendo o controle da direção.

De um modo geral, os estudos demonstram que as pessoas que bebem e conduzem veículos tendem a ter menos cuidado, colocando-se em situações de altíssima velocidade e sem qualquer condição de segurança.

É por esse motivo que o consumo de álcool é tão perigoso quando associado à condução no trânsito, sendo o principal responsável por todos os acidentes que ocorrem neste contexto.

O mais alarmante é que até níveis baixíssimos da concentração de álcool no sangue são capazes de ocasionar acidentes em situação de trânsito.

Isso mostra que, de uma forma geral, não há nenhum nível de consumo de bebidas alcóolicas que seja realmente seguro para se fazer em caso de direção de veículos.

 

 

Acidentes ocasionados pelo consumo do álcool

O número de acidentes e mortes no trânsito no Brasil que são causados pelo consumo do álcool diminui a cada ano.

Com a Lei Seca tendo sido implementada há mais de 10 anos, o percentual de diminuição na década é de 14%, o que é bastante positivo, mas ainda longe do ideal.

No ano passado, o número de vítimas em acidentes de trânsito (envolvendo também mortes ocasionadas pelo consumo de álcool) foi de mais de 32 mil.

Quando se trata apenas das mortes no trânsito causadas pela ingestão de álcool antes da condução, a porcentagem de redução de vítimas aumenta para 23%.

Apesar dos números animadores, é necessária uma maior conscientização da população, fiscalização por parte das autoridades e, sem nenhuma dúvida, de mais tratamento para quem possui vício em bebidas.

Nem sempre é fácil para quem possui o hábito de beber parar de um momento para o outro, mesmo com leis mais rígidas.

Portanto, divulgar formas de tratamento é essencial para a melhoria desses números.

 

 

NoAlc: produto natural para quem quer parar de beber

Se você possui vontade de parar de beber mas vem apresentando dificuldades em largar o vício, então a resposta pode estar em um vitamínico natural: o NoAlc.

Com o NoAlc, você irá conseguir largar as bebidas alcóolicas, pois ele age diretamente no seu organismo fazendo com que o desejo pelo álcool seja superado.

Além disso, o NoAlc impede os efeitos da abstinência alcóolica e também não traz nenhum prejuízo ao seu organismo, o que é crucial nesse processo.

Para conhecer mais sobre o NoAlc, acesse esse link (www.noalcoriginal.com.br).

 

 

Conclusão

Como você viu, os acidentes no trânsito são muito comuns em todo o mundo e eles são potencializados após o consumo de álcool.

Condutores que consumiram bebidas alcóolicas têm seu estado mental alterado, causando perda de reflexos, inconsequência quanto à velocidade do veículo e também sonolência, que são elementos perigosíssimos no trânsito.

Assim, o ideal é que a conscientização contra o consumo de álcool e a direção seja potencializada, da mesma forma que o tratamento contra o vício em bebidas alcóolicas.

Uma boa opção para quem deseja parar de beber de forma garantida é a utilização do NoAlc, suplemento vitamínico natural que é eficaz no tratamento contra o álcool.

Acesse este link para saber mais sobre o NoAlc (www.noalcoriginal.com.br).

Gostou do artigo de hoje sobre álcool ser o maior causador de acidentes de trânsito?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.