O Brasil é um dos países campeões no consumo de bebidas alcóolicas, feito esse que não é nada comemorável.

Em meio a tantos problemas ocasionados pelo consumo desenfreado do álcool, existem aqueles que afetam as pessoas a curto prazo (como é o caso das dores de cabeça e das náuseas na “ressaca) até a longo prazo.

Você sabe quais são os problemas de longo prazo do álcool que podem prejudicar seu organismo?

Este artigo irá falar um pouco sobre esses efeitos que o consumo constante de bebidas alcóolicas podem ocasionar na sua vida a longo prazo.

Acompanhe!

 

 

Consumo de álcool: saiba quais problemas isso ocasiona a longo prazo

O álcool e o organismo humano

O álcool é uma das drogas lícitas mais consumidas do mundo, ou seja, apesar de afetar o sistema nervoso central e causar dependência, essa substância é legalizada em dezenas de países, inclusive no Brasil.

Os efeitos do álcool sobre o organismo humano são muito conhecidos, sendo o principal a questão de ele agir como um depressor sobre o sistema nervoso.

Com isso, as pessoas passam a ter menos reflexos e tornam-se mais relaxadas, e sonolentas, após o consumo de bebidas alcóolicas.

Além disso, essa substância também age sobre diversos outros órgãos do corpo, como fígado (principalmente), rins, coração, pâncreas e muitos outros.

Fora os efeitos de curto prazo, que são os mais conhecidos do consumo de álcool, como as dores de cabeça, os enjoos e as tonturas presentes na “ressaca”, ainda há efeitos muito piores que essa substância causa a longo prazo.

Conheça agora quais são eles!

 

 

Problemas de longo prazo do álcool na sua vida

Problemas cardiovasculares

Os efeitos do álcool a médio prazo já são bem agravantes à saúde cardíaca, mas isso piora quanto maior o tempo de consumo de bebidas alcóolicas.

Assim, um dos principais problemas de longo prazo do álcool é a degeneração da saúde cardiovascular, aumentando o risco de pressão alta, falência da função cardíaca, infartos e até acidentes vasculares cerebrais (AVC).

 

 

Problemas na saúde cerebral/sistema nervoso

Outros dos problemas de longo prazo do álcool no organismo é a degeneração de saúde cerebral e do sistema nervoso central.

Pessoas que consomem bebidas alcóolicas por um longo prazo tendem a sofrer com lesões cerebrais, que podem causar danos no cérebro e aumentam o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

 

 

Aumento do risco de câncer

Quem é exposto a longo prazo ao consumo de álcool tem mais risco de desenvolver alguns tipos de câncer, visto que o acetaldeído, substância resultante do metabolismo do álcool, é tóxica às células.

Com isso, quem consome bebidas alcóolicas por um longo prazo apresenta maior risco de desenvolve câncer de estômago, de boca, de garganta, de fígado e de intestino, por exemplo.

 

 

Problemas na imunidade

Outro problema bastante grave da exposição prolongada ao álcool é o risco ao sistema imune, que tende a ficar mais fraco e ser menos eficaz na proteção do organismo.

Assim, um dos principais problemas de longo prazo do álcool é o enfraquecimento do sistema imune, que deixa o organismo mais suscetível às infecções, tornando mais difícil combate-las.

 

 

Problemas hepáticos (no fígado)

Obviamente que não dá para falar em problemas de longo prazo do álcool sem citar aqueles relativos ao fígado, órgão responsável pela metabolização dessa substância.

Quem bebe constantemente e por muito tempo tende a desenvolver doenças hepáticas desde estágios iniciais até os mais avançados, que são a esteatose hepática, a hepatite alcóolica, a cirrose e até o câncer de fígado.

 

 

Conclusão

Como você viu, o álcool é uma substância extremamente prejudicial ao organismo, que causa efeitos colaterais a curto e a longo prazo na vida das pessoas.

Neste texto, você viu alguns dos principais problemas de longo prazo do álcool no organismo, mas ainda há muitos outros não citados, como os estomacais, renais e pancreáticos, por exemplo.

Se você está tentando parar de beber e anda encontrando dificuldades, recomendo o uso do NoAlc, um suplemento vitamínico natural e que não traz efeitos colaterais à sua saúde (www.noalcoriginal.com.br).

Gostou do artigo de hoje sobre os problemas que o álcool traz na vida a longo prazo?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.