Consumir álcool em excesso é péssimo para a saúde e pode levar ao maior risco do desenvolvimento de diversas doenças.

Quem acredita que apenas o fígado é afetado por essa substância está muito enganado, pois as doenças causadas pelo álcool atingem diversas outras partes do organismo.

Veja agora quais são essas doenças que podem ser ocasionadas mesmo com o consumo moderado diário de álcool e saiba como você protege seu organismo ao largar as bebidas alcóolicas.

Acompanhe!

 

 

Álcool: doenças ocasionadas pelo consumo excessivo

Gastrite, úlcera gástrica e refluxo gastroesofágico

O constante consumo de bebidas alcóolicas pode levar ao desenvolvimento de lesões e inflamações estomacais, que ocasionam gastrite e também úlceras estomacais.

Além disso, como o álcool pode levar ao desenvolvimento de vômitos e da sensação de “azia” (queimação”), isso acarreta em problemas como refluxo gastroesofágico.

Assim, algumas das principais doenças causadas pelo álcool são aquelas que atingem o sistema gástrico, como a gastrite e a úlcera.

 

 

Pancreatite

Aqui está outro órgão bastante atacado pelo consumo de álcool, mas que muita gente parece não ter conhecimento sobre.

A inflamação do pâncreas, também conhecida como pancreatite, é causada pela constante ingestão de bebidas alcóolicas, ocasionando graves quadros de saúde que acabam levando o indivíduo ao hospital.

O constante quadro de pancreatite, de forma aguda, pode ocasionar o desenvolvimento da doença crônica, o que destrói o funcionamento do órgão e pode levar à morte.

Assim, a pancreatite é uma das mais perigosas doenças causadas pelo álcool e a interrupção do consumo dessa substância é crucial.

 

 

Problemas relacionados ao cérebro (demência)

O álcool é uma substância que age diretamente sobre o sistema nervoso central, portanto, a longo prazo ele pode causar problemas sobre a saúde do cérebro, como é o caso da demência.

A demência, nos estágios iniciais, pode ser caracterizada pela constante perda de memória, problemas locomotivos e até mesmo dificuldade na fala.

Com o desenvolvimento da doença, pode haver agravamento dos sintomas, como é o caso daquele paciente com demência que precisa de ajuda para qualquer atividade básica, como para alimentar-se e fazer a higiene corporal.

Essa, portanto, é uma das doenças causadas pelo álcool mais graves, causando sérios danos à vida do indivíduo no médio e longo prazo.

 

 

Problemas hepáticos

Não há como falar das doenças causadas pelo álcool sem comentar sobre os problemas hepáticos, as patologias mais comuns associadas ao consumo dessa substância.

São muitas as doenças que podem afetar o fígado das pessoas que bebem constantemente, e elas vão desenvolvendo-se em estágios.

O primeiro é a esteatose hepática, ou gordura no fígado, que quando não tratada pode levar ao desenvolvimento do segundo estágio, que é a hepatite alcóolica.

Por fim, quando não há a interrupção do consumo de álcool, a doença hepática chega ao estágio da cirrose, que leva à falência do fígado e pode, inclusive, causar o câncer nesse órgão.

Assim, o consumo constante e a longo prazo das bebidas alcóolicas desenvolvem sérias doenças causadas pelo álcool, e que podem levar à morte.

 

 

Doenças cardiovasculares

As últimas doenças causadas pelo álcool desse artigo são as cardiovasculares, pois todo o sistema cardíaco e o sistema vascular (artérias, veias) são atingidos por quem bebe de maneira frequente.

Não é difícil ver casos de pessoas que tiveram infartos, acidentes vasculares cerebrais ou mesmo tromboses venosas por conta do consumo de álcool.

Isso ocorre porque essa substância, que causa aumento da produção de gordura e ganho de peso, ocasiona o entupimento das artérias, o que dificulta a circulação sanguínea normal e leva a esses quadros clínicos.

 

 

Conclusão

Como você viu, o álcool é capaz de levar ao desenvolvimento de diversas doenças no organismo humano, ao contrário do que muitos pensam que fica apenas restrito aos danos hepáticos.

As doenças causadas pelo álcool podem afetar o cérebro, o coração, o sistema cardiovascular, o estômago, o pâncreas e muitos outros órgãos, como o intestino e os rins.

Se você está tentando parar de beber mas encontra dificuldade para largar o vício, indico o consumo do NoAlc, um suplemento vitamínico natural para quem está tentando excluir o consumo de álcool da vida.

Para saber mais sobre este produto, acesse este link (www.noalcoriginal.com.br).

Gostou do artigo de hoje sobre doenças causadas pelo álcool?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.